A CULPA DOS FILHOS DE DAVI DEVERIA SER DEBITADA NA CONTA DO PAI?

Por Marco Sousa
Capa do seriado exibido pela TV Record

Uma das nossas leitoras (a quem agradecemos pela participação) encaminhou a seguinte pergunta à edição deste blog: Por quais motivos o autor utilizou a imagem de uma novela nesta postagem? Resposta: Considerando que o apóstolo Paulo fez uso de um altar pagão para apresentar o evangelho de Cristo em Atenas (Vide Atos 17:22-23, torna-se bastante viável o uso de símbolos e de figuras conhecidas pelo público geral para certos tipos de abordagens. Neste caso usamos uma imagem bastante conhecida pelos leitores do nosso blog, dentre os quais estão os queridos leitores católicos e outros de algumas denominações evangélicas brasileiras. Finalmente reafirmamos o nosso compromisso com a Bíblia Sagrada e não com as cartilhas religiosas das denominações A ou B. Respeitosamente...

------

"Não multipliqueis palavras de altivez, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca; porque o Senhor é o Deus de conhecimento, e por ele são as obras pesadas na balança". - 1 Samuel 2:3

Muitos pregadores insistem em dizer que a casa de Davi estava toda certinha e sem "delitos" diante de Deus e dos homens. O erro pertenceria somente aos "desviados", isto é, a Absalão, a Adonias, a Simei e à casa de Saul.

Hipocrisia no púlpito é pecado!

Davi foi um excelente rei, um excelente guerreiro, um excelente servo de Deus, todavia foi um péssimo pai. Amnom, Absalão e Adonias acabaram mal as suas vidas por que Davi foi um pai negligente e distante dos filhos, e os criou de qualquer maneira - não como homens decentes, mas como meninos mimados. Além disto, a rebelião de Absalão e Adonias contra Davi era consequência (outrora profetizada) do pecado do rei. O Senhor perdoa os pecados do homem, mas ele é obrigado a arcar com as consequencias dos seus atos. Outro fato importante a ser considerado está no texto bíblico que nos conta que Davi nunca corrigia Adonias (I Reis 1:5-6).

Além de Amnon ter cometido incesto com a irmã e Absalão ter sido morto ao tentar tomar o reino, Adonias tentou tomar para si a jovem Abisague que aquecia o rei em sua velhice. Uma coisa (talvez) ele fez melhor que Davi - ele pediu (não roubou a moça) e morreu sem consumar o pecado - Davi seu pai tomou Bate-seba e ainda assassinou o marido dela. Que péssimo exemplo!

Existem muitos grupos evangélicos perdendo seus valentes, seus obreiros e seus ministérios por causa da inversão de valores. Deus instituiu a família antes de instituir a igreja e ainda buscou uma família constituída por um homem e uma mulher, para que Cristo viesse ao mundo e tivesse um lar. O nascimento de Cristo foi virginal, mas uma família (ao modo de Deus) o acolheu. Cristo também fez seu primeiro milagre em uma festa de casamento (entre um homem e uma mulher), mostrando ao mundo a importância da família e uniu várias famílias para compor a sua igreja. Cabe um parêntese para esclarecer que o Deus bíblico não se mete com "arranjos familiares", não destrói uma família para construir outra e não trabalha com ideologia de gênero. Não existe isto na Bíblia Sagrada. Na vida de um cristão fiel a Cristo em primeiro lugar está Deus (a trindade) depois (em segundo lugar) vem a família e depois (em terceiro lugar) vem a denominação em que o cristão congrega... Sabe por que? Porque Deus ordenou assim em sua palavra. Os grupos religiosos que inverterem esta ordem sofrerão as consequências da sua desobediência ao projeto original de Deus, segundo a Bíblia Sagrada. (I Timóteo 5:8). A boa notícia é que Deus é o maior perdoador do universo e ama os pecadores do mundo todo e isto inclui a minha vida, a sua vida e a vida de todas as pessoas deste planeta, sejam elas "justas" ou "injustas". Ele te quer bem perto dele! (Leia com prudência e calmamente João 3:16-17 - I Timóteo 2:3-4 - Romanos 6:23).  

É muito fácil colocar a culpa no Adonias, no Sambalate e no Tobias, mas Davi (apesar de pecador) nunca foi homem de colocar a culpa no vizinho. Alguns pregadores ignoram isto. O arrependimento de Davi conservou a sua alma na presença de Deus, mas os resultados da sua terrível trapaça foram sofridos durante todo o restante da sua vida. Davi ouviu tudo calado sem retrucar (ele era um homem temente a Deus e sem soberba no coração)... Se os pregadores da atualidade fossem humildes como foi Davi, a alegria do Senhor jorraria como bálsamo no meio do seu povo.

Parece que os pregadores da ultima hora perderam o juízo! Ao invés de chorarem aos pés de Jesus, eles querem é achar culpados. Querem achar o Adonias, o Absalão, o Simei e até o Judas, mas se esquecem de pregar o evangelho puro de Jesus Cristo, aquele evangelho que arranca o pecador da miséria. Se por um lado Davi foi um péssimo pai, cada pregador deveria examinar as escrituras e rejeitar o seu péssimo exemplo como chefe de família. Mas por outro lado cada pregador deveria também aprender com aquele rei o seu belo exemplo de humildade. O rei Davi chorou diante do seu Deus Todo-Poderoso, arrependido pelo seu pecado e recitou o salmo 51 (um dos mais lindos das sagradas escrituras). Aquele servo de Deus (foi na verdade um grande pecador) mas o que o tornou inigualável entre os adoradores de Deus foi certamente a sua sensibilidade ao chamado do seu Senhor e ao arrependimento, a ponto de ser chamado de homem segundo o coração de Deus, que apesar dos seus pecados, fez toda a vontade de Deus

Muitos querem herdar as vitórias de Davi e não se dão conta de que estão seguindo até o desleixo daquele personagem bíblico com a sua própria casa. Davi foi apenas uma sombra... O meu Jesus é a glória eterna de Deus em pessoa. Há quem siga os passos de Davi. Há outros que seguem apenas o Rei Jesus, o leão da tribo de Judá que venceu a morte e que perdoa os pecados dos homens. ELE em breve Voltará e ainda se assentará no trono de Davi, conforme prediz as escrituras...

O reino não pertence mais a Davi, o reino agora pertence a Cristo! Por Ele e para ELE são todas as coisas... Voltemos ao Evangelho!!!

Glória ao Pai, Glória ao Filho e Glória ao Espírito Santo!