ANGEOLOGIA - PARTE 2




O COMBATE CONTRA O MAL E SEU AUTOR

A existência de Satanás é ensinada em sete livros do Antigo Testamento e por todos os autores do Novo Testamento. Cristo reconheceu e ensinou sobre a existência de satanás (Mt.13:39; Lc.10:18;11:18). A concepção do diabo com chifres e aparência horrível não é bíblica, mas pagã, afinal uma estratégia dele (mentira) é justamente negar a sua própria aparênciaA Bíblia ensina claramente que o caráter dos demônios e do que fazem é totalmente maligno. Satanás é o chefe deles (Mt. 12.24-26). Por isso, não há diferença entre as obras de Satanás ou as obras dos demônios.

Entre as várias teorias de quem são os demônios e de onde eles vêm, a mais plausível é que os demônios são anjos caídos que se rebelaram contra Deus, junto com Satanás.  Em Isaías 14.12-14 e Ezequiel 28.11-18. Os textos são dirigidos aos reis de Tiro e da Babilônia, respectivamente, todavia em ambos os textos cada profeta começa a descrever as características de satanásEstas são as designações e nomes utilizados pelo povo de Deus ao longo da história para fazer referencia ao maligno: satanás (adversário), diabo  (difamador / caluniador), lúcifer (filho da alva), belzebú (senhor da casa), belial (inútil / sem valor / imprestável), destruidor - Apollyon (Grego) / Abaddon - (hebráico), serpente (Gn.3:1 e Ap.12:9), dragão (Ap.12:3), maligno, tentador, príncipe e deus deste mundo, acusador de nossos irmãos.

Assim como Deus usa os anjos santos para executar sua vontade, Satanás usa os seus demônios para executar suas obras de engano e destruição mundo afora. O maligno tem dominado muitos homens e mulheres que influenciam a sociedade através da sua atuação na política, na arte, na mídia e nas redes sociais e nos produtos consumidos pela sociedade. As produções cinematográficas atuais refletem o quanto o maligno domina este setor. Cabe à igreja ser o sal da terra, atuando de forma a destruir as astutas ciladas do adversário.

O DIABO, SEUS ANJOS E SUAS ATIVIDADES

Tentam subverter os propósitos de Deus (Dn.10:10-14; Ap.16:13-16);
Tentam estender a autoridade de Satanás (Ef. 6:11-12);
Podem causar doenças (Mt. 9:33; Lc.13:11,16)
Podem possuir humanos (Mt. 4:24);
Podem possuir animais (Mc. 5:13);
Opõem-se aos filhos de Deus (Ef.6:12);
Disseminam doutrinas falsas, heresias e fofocas no seio da igreja. (1Tm.4:1).

A Bíblia nos conta que Deus tomou os anjos que pecaram contra Ele e os "precipitou no inferno e os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo" (II Pedro 2:4). Jesus falou sobre o fogo eterno preparado para o diabo e seus demônios. Também  descreveu como as pessoas que não crerem n’Ele terão da mesma forma esse horrível destino na eternidade (Mt. 25:41).

Para vencer o maligno a Igreja de Cristo conta com a atuação dos anjos de Deus.