RESPOSTA AO LEITOR - Nº 7 - BEBIDA ACOÓLICA



PERGUNTA DO LEITOR
Prezados Irmãos, a paz do Senhor Jesus!
Gostaria de saber uma coisa com base e bíblica (como vocês fazem) e não em teorias, como estou acostumado a ouvir.
1 - Um servo de Deus pode beber vinho ou é pecado?
2 - Por que muitos não concordam com as proibições de algumas denominações evangélicas e por quais motivos em algumas igrejas evangélicas o consumo moderado de vinho é liberado?

RESPOSTA DO PORTAL DOUTRINA FIEL
A princípio é necessário deixar claro que todos os colaboradores do nosso grupo de estudos bíblicos são abstêmios (Isto é, não consomem nenhum tipo de bebida alcoólica).

Lutero e Calvino bebiam cerveja e vinho, bem como uma grande parcela de crentes do mundo reformado. Quanto ao que os outros evangélicos fazem, não é da nossa conta, todavia não apreciamos muito as tradições dos homens, mas amamos o poder do Espírito Santo e cremos que existem certas evidências que nos levam a crer que homens alcançados por Cristo mudam de vida e abandonam os vícios dos homens mundanos, inclusive a embriaguez. Sabemos que existem grupos evangélicos que servem vinho alcoólico na santa ceia e não nos cabe julgar o mérito desta questão, pois ela é muito mais profunda e complexa do que parece à primeira vista. 

Muitos crentes dirão que a Bíblia Sagrada não possui uma ordem expressa para que o Cristão não consuma bebida alcoólica (e estão corretos nisto), todavia as sagradas escrituras traz uma ordem clara proibindo a embriaguez aos crentes e possui outra ordem clara em Romanos 14:21 sobre práticas que causam escândalo. O consumo de bebida alcoólica no meio religioso tem sido uma das práticas que mais deixam crentes e descrentes escandalizados nos tempos hodiernos.

Para responder com pontualidade o questionamento proposto pelo leitor, apresentaremos dois textos que expressam exatamente o que vivemos e a escolha de vida que fizemos no tocante a esta questão em particular. Os textos explicam os motivos pelos quais cremos que todo tipo de bebida alcoólica seja imprópria para o consumo do cristão - com base bíblica, sem legalismo e com equilíbrio. Siga os links.

► CERVEJA SEM ÁLCOOL, O CRISTÃO PODE BEBER?