O QUE É DISCIPULADO?



Discipulado é aprender e ensinar a seguir e obedecer a Cristo. Todo crente é chamado para ser discípulo e fazer outros discípulos. O discipulado põe a fé em ação.

O discipulado é parte da missão da Igreja. Jesus formou discípulos e nos deu a todos a ordem de formar mais discípulos, pelo mundo todo (Mateus 28:19-20). Discipular é:

► Levar a pessoa a ter uma experiência real com o evangelho de Cristo.
► Ensinar a obedecer aos mandamentos de Jesus.

Cada pessoa precisa saber sobre a salvação em Jesus e, quando se converte, precisa aprender como viver para Jesus. O trabalho não acaba com a conversão. O discipulado ajuda o cristão a crescer espiritualmente. Todo crente precisa crescer e aprender mais de Jesus. Qualquer pessoa que queira pode ser discipulada! Jesus mandou fazer discípulos de todas as nações, sem distinção.

QUEM PODE DISCIPULAR?

Qualquer crente que tenha conhecimento da Bíblia pode discipular. O objetivo do discipulado é formar discípulos que também conseguem ensinar outros discípulos. A ordem de discipular foi dada a todos os seguidores de Jesus. Cada crente pode aprender e ensinar.

Cada crente pode ajudar a discipular, usando os dons que Deus lhe dá. Discipular é trabalho da igreja toda, não apenas do pastor (Efésios 4:15-16). Algumas coisas que podem ser feitas para ajudar a discipular são:

Evangelizar
Pregar
Fazer estudos bíblicos
Acompanhar e aconselhar

Mais que palavras, as ações mostram como viver de maneira que agrada a Deus. Quando um crente obedece a Deus em sua vida diária e partilha o que aprendeu, ele ajuda a discipular outros crentes. Mesmo quem não tem dons de ensino ou os dons ministeriais pode discipular por meio de suas atitudes, dando bom exemplo cristão e bíblico. Lembre-se que o ato de ensinar está entre os "charismas" (dons) previstos em Romanos 12 e ignorados por algumas denominações, as quais dão ênfase apenas aos nove dons espirituais de I Coríntios 12



SOCIAL