ORAR PELA MADRUGADA É UMA INVENÇÃO DENOMINACIONAL?

Por Marco Sousa
  

Recentemente li em um blog cessacionista, cujo autor se intitula um “bereano”, uma matéria cujo teor é um claro ataque aos cristãos ou denominações que oram a Deus pela madrugada. Nas próximas linhas tecerei uma argumentação sobre o assunto com base nas escrituras.

Existem três pontos importantes a serem considerados: 

1 - Dizer que na oração pela madrugada “a fila é menorÉ UMA GRANDE TOLICE, o globo possui diversos fusos horários e Deus não depende disto, a divindade DELE não está presa ao tempo, ao espaço ou aos métodos e modos da nossa humanidade. (Onisciência, onipresença e onipotência). 

2 – Jesus certa vez repreendeu os fariseus do seu tempo por estes não entenderem a sua doutrina: “Hipócritas, sabeis discernir a face da terra e do céu; como não sabeis então discernir este tempo?” - Lucas 12:56. Vivemos um tempo em que o “politicamente correto” toma conta da religião cristã simplesmente nominal, cheia de clichês e desprovida da ação viva do Espirito Santo

3 - Vejamos algumas perguntas, com base na observação daquilo que a bíblia menciona sobre este assunto. Por quais motivos as personagens bíblicas denotam uma forte predisposição a buscarem a Deus pela madrugada e por quais motivos Deus demonstra uma séria disposição a marcar presença na vida das referidas personagens que assim fizeram?

► Abraão saiu a que horas de casa para levar seu filho para oferece-lo em holocausto? Ele voltou amando ou detestando o Deus que ele servia?

► Por quais motivos vemos Abraão e os demais patriarcas envolvidos com a busca fervorosa a Deus nas primeiras horas do dia? (Genesis 19:7 – Genesis 28:18).

► Por quais motivos a Bíblia traz certas ênfases aos horários, principalmente quando narra Deus saindo a operar pela madrugada em favor dos seus servos? (Êxodo 14:24).

► Por quais motivos certas ações de Moisés sobretudo aquelas relacionadas à doutrina de Deus para Israel e a edificação dos altares aconteciam sempre pela madrugada? (Êxodo 24:4).

► O maná caia pela manhã. Por quais motivos ele não caia à tarde? (Na véspera do sábado, por exemplo).

► O salmista estaria errado nos textos do salmo 63:1 e do salmo 90:4?

► Deus mencionaria o assunto em Oseias 5:15, se este tipo de oração e busca a ELE não existisse? (Deus gosta de teatro?)

► A busca a Deus referida em Jó 8:5 estaria equivocada?

► Jesus orava pela manhã, bem cedo. (Marcos 1:35).
► Jesus ressuscitou pela manhã.

Isto não quer dizer nada também? Novamente me vem à mente o texto solene de Lucas 12:56. Ao "bereano" (que disse ser calvinista e reformado) vai aqui um recado (em vídeo) de Hernandes Dias Lopes. O preletor supracitado mostra o segredo do crescimento do evangelho na Coreia do Sul: Crentes que oram pela madrugada. Talvez o blogueiro reformado possa agora entender que a igreja de Cristo sai para evangelizar, ela não vive de "tulipagens" e muito menos daquela modalidade atlética conhecida como "pesca de aquário"...



Os saduceus atuais orgulham-se por não serem fariseus, mas negam as evidências vivas, visíveis e inconfundíveis do poder de Deus. Neste tempo do politicamente correto há muitos crentes bebendo água de enxurrada, como se fosse a água da vida. Eu não confio nos pregadores do politicamente correto, os quais suprimem certas verdades bíblicas, para fazer valer o modus operandi de uma vertente teológica. Tentar colocar Deus em uma caixa quadrada na sala dos argumentos denominacionais (meramente teológicos) é a maior de todas as discrepâncias religiosas que existem. É impossível negar o sinergismo na caminhada cristã, antes disto é preciso que o crente jogue a sua bíblia no mato e adote outro manual de práticas cristãs. 

O resumo de tudo quanto foi dito está neste texto da carta de Paulo aos Coríntios: “As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais” - 1 Coríntios 2:13

Que Deus nos abençoe!