SETE LIÇÕES QUE APRENDI DURANTE A PANDEMIA

Por Marco Sousa


“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” - Romanos 8:28

LIÇÃO Nº1 - O CULTO CRISTOCÊNTRICO E A IDENTIDADE DO POVO DE DEUS ► Sempre soube que a palavra de Deus não está presa e nunca foi monopólio de nenhum grupo religioso, mas nesta pandemia tive a oportunidade de constatar este fato de perto. Presenciei alguns cultos de algumas denominações (via internet) os quais se processaram de modo bastante digno, ordeiro e cristocêntrico. Neles observei a manifestação clara e genuína da presença de Deus. Pude constatar (em tempo real) que o exército de Deus é numeroso e complexo aqui na terra e não se resume à placa da "minha igreja" ou à placa da "igreja do meu vizinho".

LIÇÃO Nº2 - EXISTEM MUITOS PONTOS POSITIVOS NAS IGREJAS EVANGÉLICAS - CERTOS PREGADORES TENTAM ESCONDÊ-LOS, PARA EVITAR A CONCORRÊNCIA - UMA IGREJA LOCAL BEM APLICADA NO EVANGELHO PODE DESTACAR-SE MAIS DO QUE TODO O CONJUNTO DENOMINACIONAL ► Percebi que a maioria dos arraiais evangélicos que conheci possuem alguns pontos extremamente positivos e úteis ao crescimento espiritual do crente em Jesus. O cristão que for suficientemente sábio copiará (com a devida permissão) aquilo de melhor que cada grupo de servos de Deus tem a oferecer, para a edificação da sua caminhada rumo à pátria celestial. Em tempos de pandemia cada igreja local virou uma pequena comunidade virtual nas redes sociais. O alcance de algumas igrejas pequenas cresceu bastante com a descoberta das redes sociais.

LIÇÃO Nº3 - O COMPROMISSO INEGOCIÁVEL DE ALGUNS COM O EVANGELHO ► O que faz o Cristão ter compromisso e apego ao trabalho evangelístico na seara de Deus são os valores que se aprende com sua família e com a sua igreja local, além do exemplo dado por outros crentes e ministros do evangelho. Mas sem dúvidas o principal componente deste compromisso é o amor do cristão à causa do evangelho que o salvou. O mundo inteiro sendo evangelizado é a grande seara de Deus.

LIÇÃO Nº4 - AS OVELHAS DE CRISTO SÃO BEM CUIDADAS POR ELE E NÃO DEVEM SER APRISIONADAS EM APRISCOS DE HOMENS ► Há quem pense que o isolamento do rebanho evita a comida estragada, levando em conta o fato que muitas ovelhas são curiosas e aventureiras. Algumas gostam de comer a ração do cachorro - mas o isolamento do rebanho é mais perigoso do que deixar a ovelha amargar a boca com a comida do cachorro ou levar uma mordida, para que ela aprenda por conta própria. A propósito, cachorro que divide comida com ovelha costuma destroçar lobos que aparecem na calada da noite querendo comer os filhotes do rebanho.

Além da Bíblia Sagrada, a natureza criada por Deus também ensina (de forma bastante didática) a retidão do caminho do Senhor a todos os homens que querem aprender. As ovelhas de Cristo possuem anticorpos naturais que vacinam e imunizam todo o rebanho contra as pragas da apostasia e das heresias. Mas o sectarismo e o exclusivismo religioso isolam alguns rebanhos, deixando muitas ovelhas cegas e com falta de certos anticorpos disseminados naturalmente no meio do rebanho. Não tenho motivos para ser "cego" e teimoso e não reconhecer esta dura realidade.

LIÇÃO Nº5 - A IMPORTÂNCIA DO CULTO NO LAR ► O culto no lar com a família é insubstituível e torna-se ainda melhor, quando se consegue reunir todos os familiares distantes por meio de uma vídeo conferência.

LIÇÃO Nº6 - A PREGAÇÃO ONLINE, SEU ALCANCE E SEUS EFEITOS ► Pela graça de Cristo tenho pregado mais durante a pandemia do que nos últimos 5 anos somados. "Quando uma porta se fecha Deus escancara as janelas". No meu caso as janelas de produções midiáticas cristãs no sistema operacional Windows (janelas em inglês - por acaso)... O Senhor Jeová movimenta o motor da história e conduz a vida do seu povo. Toda glória a ELE!

LIÇÃO Nº7 - O PREÇO DA LIBERDADE DE UM CRENTE EM JESUS ► Constatei que a liberdade cristã é o bem mais precioso que o Cristão tem sobre a face da terra, depois da salvação eterna que Cristo confere a cada servo seu. Não estou disposto a vendê-la e muito menos jogar fora esta liberdade que custou um alto preço (pago por Cristo) em troca de status ou de destaque religioso entre os homens.

Glória ao Pai, Glória ao Filho e Glória ao Espírito Santo!